quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Prontos para trocar de assunto?

Ficaremos esta semana aguardando ainda quem não pode contribuir para que possamos trocar de assunto, ou melhor acrescentar novovs assuntos.

Agradecendo a sugestão da Priscila de Nadai e contribuição da Thais partiremos para discussão sobre o Ensino Técnico.

Portanto aguardo ainda as contribuições sobre o Aprender a Aprender esta semana e já comecem a procurar assuntos sobre o Ensino Técnico Profissionalizante.

Forte abraço a todos.

E vamos colaborar...

12 comentários:

  1. Ola a Todos.
    Gostaria de dizer a vcs que o tempo passa muito rápido... cada segundo é momento que não volta mais....
    Muitos planos para 2001 foram traçados na última reunião, mas nos esqueceos de uma coisa.. e muitissimo importante!
    Faltou programar um dia para que nos encontrássemos, não pra discutir assuntos profissionais, mas poder conversar de amigo para amigo, Poder aproximar mais o calor humano que cada um tem a oferecer...
    Um dia pra deixar de ser o Professor Roberto... e sim o Amigo Roberto.
    Mas deve ser algo totalmente Informal, num lugar que não lembre escola, aulas e tudo o mais.
    Esse momento vai transformar cada um de nós, fortalecendo nossas energias, nosso entrosamento... Daí pra frente, tudo o que fizermos juntos, será algo de uma espantosa dimensão.
    Este amigo, quando na função de professor, será polonizador de conhecimentos aos pupilos.
    Este é um desejo que tenho no coração, poder te-los perto de mim em momentos de descontração puramente humana.
    Abraço a todos.
    Roberto.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Roberto, precisamos nos conhecer melhor, não enquanto ótimos profissionais que somos, mas nos conhecermos e criarmos laços de amizade, laços estes que não se rompem e que topam qualquer parada. Com o corre corre dos dias de hoje se perdeu muito do confraternizar, do buscar por novas AMIZADES, gostaria tamb´me de poder compartilhar um pouco do Leandro com vocês. Creio surtirá muito efeito.

    VAMOS TENTAR!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom, eu estava um pouco afastada do BLOG. Hoje consegui me inteirar do que andou rolando por aqui e cada vez eu me empolgo mais com esta ferramenta. Parabens a todos que contribuíram e ao Emerson pela iniciativa. Quero também agradecer por fazerem parte da minha vida e compartilharem informações tão relevantes. Respondendo ao Emerson...para mim, agora sim...podemos mudar de assunto rsrsrs e espero não demorar tanto para acompanhar o BLOG.
    Já respondendo ao Roberto e ao Leandro...já topei...acho muito válido reunirmos para trocar idéias como amigos...só marcarem...

    ResponderExcluir
  4. Comentando para dizer que passei por aqui, estou pronta para o assunto novo e achei de suma relevância a proposta do Roberto. Podemos iniciar com eventos de menor periodicidade e depois ir aumentando a frequência, pois tenho ctz que será de gosto da maioria. Ano passado a Samira e eu iniciamos o levantamento de um churrasco no rancho dos nossos pais que fica no mesmo condomínio. Chegou a ser confeccionado mapa e convite, mas não foi pra frente... Bora retomar! Bom "começo de ano" a todos! ;)

    ResponderExcluir
  5. antes de mudarmos de assunto lí essa reportagem na revista escola, achei interessante e gostaria de compartilhar. O link abaixo fala sobre a educação nos últimos 25 anos. Vale apena perder 5 minutos
    http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/escola-ultimos-25-anos-618168.shtml

    ResponderExcluir
  6. Quero agradecer o Leandro pela dica de leitura.
    Realmente, se pensarmos alguns anos atrás, como era a educação e como está hoje, no que diz em recursos, muito mais avançado, com inúmeras ferramentas e facilidade de acesso. Como por exemplo, uma pesquisa de trabalho. Entra-se na Internet e pronto. Agora, o que não muda, apesar da evolução da humanidade, nesse mundo capitalista é a paixão e sede de conhecimento, pois, se não for despertado no aluno o apetite de Aprender, conhcer coisas novas, de nada adiantará Internet e outros recursos mais...
    É aí que entra os verdadeiros Professores, podendo contribuir e muito, para que o aluno Hoe, possa construir uma linda, maravilhosa e promissora História de Vida.

    ResponderExcluir
  7. Caros amigos Docentes.
    Vocês que fizeram o curso de Blog no mês de Janeiro. Acessem o Blogo, comentem, mostrem os blogueiros maravilhosos que vcs foram no curso. Vcs esbanjaram competência, alegria e determinação.
    Apliquem isso ao blog toda semana.
    Espero por vcs.
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  8. Que interessantes as discussões aqui sobre docência! É muito bom ver as trocas aqui entre docentes tão interessados. Acompanharei este blog. Parabéns. []s

    ResponderExcluir
  9. Estudei esses dias e achei válido compartilhar sobre métodos de ensino ( professora Irene Carvalho - "O processo didático")que ela classifica assim:
    - métodos individualizados de ensino: aula expositiva, estudo dirigido, técnicas de perguntas e respostas, etc
    - métodos socializados de ensino: trabalho em grupo, dramatização, estudo de casos, etc.
    - métodos socioindividualizados de ensino:método de problemas, método da descoberta, método de projetos, etc.
    Assim, o educador pode utilizar os mais variados procedimentos de ensino e oferecer a seus alunos as mais diversas experiências de aprendizagem. A prática pedagógica deve ser sempre analisada e repensada continuamente.

    ResponderExcluir
  10. Quando teremos novo assunto?
    Vamos continuar com o Blog?

    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  11. Concordo com o Roberto: entro sempre no blog e nada de assunto novo. Emerson, estamos esperando!!

    ResponderExcluir
  12. Eu estou nessa também. Acesso semanalmente e...?

    ResponderExcluir