Realmente alguns porfessores adotam a avaliação como um controle sobre o aluno, ou seja, utiliza como um recurso para "segurar" em rédeas curtas o aluno. A avaliação convencional (para tirar nota), automaticamente causa um stress, "dá branco" e acaba bloqueando até os alunos que nas aulas correspondem de forma positiva. Na minha opnião, a avaliação serve para instigar ainda mais o aluno ao saber, pois, se colocada como um desafio, de forma descontraída e não como teste para nota, ela pode ser mais produtiva. Uma das maneiras é elaborar a avaliação como se fosse um mapa a seguir, onde é dado um caminho (através do assunto em pauta) e o aluno percorre para atingir um objetivo proposto. O professor pode mediar essa avaliação orientando nas evoluções do aluno. Fica mais divertido, interessante e agradável, além de obter um resultado surpreendente. Acoplado a esse método, é interessante avaliar o aluno aula a aula, no decorrer do curso, como, participação, iniciativa, postura em sala de aula, assiduidade nas presenças e realizações/entrega de atividades. Essa idéia criativa de aplicar uma avaliação, acredito ser uma maneira mais produtiva de se aplicar uma avaliação, faz acontecer, ou seja, aproxima os alunos do professor e o que está sendo ensinado, passa a ter a importância devida e assim o dever cumprido.
Realmente alguns porfessores adotam a avaliação como um controle sobre o aluno, ou seja, utiliza como um recurso para "segurar" em rédeas curtas o aluno. A avaliação convencional (para tirar nota), automaticamente causa um stress, "dá branco" e acaba bloqueando até os alunos que nas aulas correspondem de forma positiva.
ResponderExcluirNa minha opnião, a avaliação serve para instigar ainda mais o aluno ao saber, pois, se colocada como um desafio, de forma descontraída e não como teste para nota, ela pode ser mais produtiva. Uma das maneiras é elaborar a avaliação como se fosse um mapa a seguir, onde é dado um caminho (através do assunto em pauta) e o aluno percorre para atingir um objetivo proposto. O professor pode mediar essa avaliação orientando nas evoluções do aluno. Fica mais divertido, interessante e agradável, além de obter um resultado surpreendente. Acoplado a esse método, é interessante avaliar o aluno aula a aula, no decorrer do curso, como, participação, iniciativa, postura em sala de aula, assiduidade nas presenças e realizações/entrega de atividades.
Essa idéia criativa de aplicar uma avaliação, acredito ser uma maneira mais produtiva de se aplicar uma avaliação, faz acontecer, ou seja, aproxima os alunos do professor e o que está sendo ensinado, passa a ter a importância devida e assim o dever cumprido.