quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Voce pode fazer a diferença

Muito bem lembrado a contribuição da Cibele e da Suelen e aproveitando o vídeo proposto pela Suelen


A diretora do colégio na cena em 1'50 fala "Você não pode fazer alguém querer uma educação".

Na sua concepção de Educação o professor pode despertar esta vontade de aprender?

Comentem esta frase.

Assistam o vídeo e vamos participar...

8 comentários:

  1. O ensino resume-se em assimilar e aprender, assimilamos o necessário e aprendemos o que é interessante. Cada aluno, como organismo individual e único, nasce com interesses genéticamente definidos. Em determinada fase de sua vida, se torna necessário que assimile o que não lhe interessa, o que inevitávelmete lhe caíra no esquecimento. Nos dias de hoje, nosso maior desafio torna-se transforma o nescessário em interessante.

    Abraço Emersom

    Tolima ma ma ma

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Bruno, e o aprendizado deve ter significado para a pessoa que aprende e só será realmente transformado em conhecimento se ele conseguir fazer relações com o que aprendeu ou senão decoramos somente para a prova, é o caso da regra "a soma dos quadrados do catetos é igual a hipotenusa", tem algum significado para você?

    ResponderExcluir
  3. O que faz sentido é unicamente o que os alunos sentem... Então devemos faze los sentirem que a educação é a peça que faltava para a realização de seus sonhos ou projetos.... Encarar a educação, não como simples aprendizado, mas uma companheira, firme, forte, que desperte a confiança em si mesmo. Fazendo os encarar cada obstáculo, como um simples degrau para a evolução no caminho da realização, tanto profissional como pessoal.
    O sentir é muito importante e decisivo, pois, vem da alma.
    Então, o professor, é peça importante em sala de aula, quando passa os conhecimentos aos alunos, de forma expressiva e apaixonante. O brilho nos olhos do professor é que iluminará o caminho do saber e provocará uma fome enorme de ingerir EDUCAÇÂO.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que o professor possa despertar a vontade de aprender no aluno. É uma tarefa dificil, mas muito gratificante quando percebemos que fomos os responsaveis por esta mudança. Muitas vezes nos deparamos com alunos em sala que decidiram fazer um curso simplesmente por curiosidade ou até mesmo por não ter certeza de qual carreira investir. Aí acredito que entra o comentário do Robertão, onde o professor é a peça importante em sala de aula para disseminar com paixão o assunto tratado e contaminar seus alunos de modo a estes sentirem-se instigados a aprender....

    ResponderExcluir
  5. É possível sim, o professor pode e deve despertar interesse,naturalmente nem sempre o aluno chega na sala de aula com a intenção ou com o desejo de aprender. A opinião concreta, os exemplos vivenciados, saber usar de recursos e até mesmo algumas dinâmicas envolvendo o assunto, são alguns exemplos de como despertar nos alunos paixão pelo aprendizado.

    ResponderExcluir
  6. Isso mesmo, o professor torna-se responsável por este despertar, a partir do momento que o individuo torna-se aluno.
    Assim cria-se uma relação importante para este desenvolvimento.

    Parabéns pelas contribuições, Bruno, Roberto, Victor, Marielle e os demais que contribuiram com este assunto.

    E espero ver mais opiniões.

    ResponderExcluir
  7. Ao meu ver, o aluno e a aprendizagem caminham juntos! É através do corpo que o indivíduo entra em contato com o conhecimento. Do nascimento à idade adulta ele vai registrando experiências e sentimentos, automatizando e dominando movimentos, ampliando sua capacidade de ação, produzindo padrões culturais de comportamentos. Somente o que lhe é agradável é aprendido, então que as aulas sejam diversificadas, que mestres saiam de seus pedestais e se mostrem mais humanos.... humanos a ponto de ensinar e aprender . Só assim se cria um vínculo, uma ligação.. e é ai que a educação acontece.

    ResponderExcluir
  8. Este tema rendeu discussões muito produtivas, achei exemplar os posts acima. Lendo todas estas idéias e opiniões, e assistindo ao descaso da educação por parte de nosso governo, acredito que hoje só os professores possam despertar este interesse em nossos cidadãos, seus alunos. Pensando nisso lembro aqui de um poema de Fernando Pessoa que nos fortalece quanto a arte de sonhar, pois acredito que todos os professores precisam sonhar para realizarem a arte de educar.
    "Eu tenho uma espécie de dever que é dever de sonhar e sonhar sempre pois sendo mais do que uma espectadora de mim mesma eu tenho que ter o melhor espetáculo que posso e assim me contruo a ouro e sedas em salas supostas invento palco, cenário, para viver o meu sonho entre luzes brandas e músicas invisíveis". Fernando Pessoa
    Que nossos professores sonhem, inventem, reinventem, transformem a sala de aula em um palco para que possam despertar em seus alunos o interesse pela educação.

    ResponderExcluir