terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Aprender a aprender


“Atualmente, a humanidade vive a Era do Conhecimento e da Informação. Há profundas transformações e incertezas geradas, em grande parte, pelos recentes avanços econômicos, científicos e tecnológicos. Conceitos como governo, família, educação e trabalho são revistos, quando não totalmente reformulados. As formas de agir, de gerir e de produzir modificam-se continuamente.”
“De acordo com o relatório Jacques Delors, “Educação – Um Tesouro a Descobrir” (UNESCO, 1996), a educação será baseada, no século XXI, sobre quatro pilares fundamentais: aprender a aprender; aprender a fazer; aprender a conviver; aprender a ser. O relatório recomenda às instituições educativas que alterem seu rumo, no sentido de buscar alternativas e métodos que promovam, não somente o conhecimento técnico, mas que se articulem para favorecer a plenitude individual, despertando habilidades de relacionamento ético, humano e político, instrumentos que compõem a essência da cidadania e que são fundamentos de qualquer ação de desenvolvimento que se pretenda para toda vida, ou seja, que se insira em uma perspectiva de educação permanente.”
“O Senac São Paulo propõe-se a práticas pedagógicas inovadoras, que estimulam o aluno a construir o conhecimento e a desenvolver competências. Metodologias que são mais participativas, estruturadas na prática, baseadas em situações reais de trabalho, através de estudos de caso, pesquisas, solução de problemas, projetos e outras estratégias, especialmente algumas apoiadas em recursos da tecnologia educacional.”
Esses 3 trechos foram tirados de nossa Proposta Pedagógica e baseado no relatório de Jacques Delors o que você entende por aprender a aprender?

19 comentários:

  1. "Acho que na vida tudo pode ser aprendido,pois somos eternos aprendizes, mas para aprender é necessário querer aprender...Junto com a vontade de aprender é indispensável dedicação, perseverança e, porque não, teimosia..."

    Tem um vídeo no youtube bem legal, vale a pena assistir:

    http://www.youtube.com/watch?v=Pz4vQM_EmzI

    ResponderExcluir
  2. Entendo que aprender é para a vida toda. Jamais desistir diante dos obstáculos. Aprender é um ato de construção, de percepção e perseverança. Não podemos esquecer-nos da humildade para pedir ajuda. Em todos os dias e todas as ações conseguimos aprender algo novo, seja num olhar, num gesto, num erro, num acerto, num livro, numa poesia...
    Não é fácil não desistir diante dos obstáculos. Não é fácil permanecer em constante estado de construção.
    Aprender a aprender é, antes de mais nada, ter humildade de admitir que sabemos muito pouco sobre as coisas
    Aprender a aprender é um estado de consciência de constante abertura para aquilo que é novo, diferente
    Afinal... o mundo de hoje nada mais é do que mudanças o tempo inteiro. Estar apto a aprender sobre as novidades é imprescindível para o homem atual

    ResponderExcluir
  3. Aprender.... é o que movimenta a humanidade em ssua evolução, primeiramente individual e somando, teremos a evolução da humanidade no Universo. Para aprender é preciso aguçar a curiosidade, criatividade e a alegria de explorar coisas novas. Um ato, como montar um quebra-cabeças, onde vai se adquirindo novos conhecimentos e montando um horizonte do saber, mais claro e objetivo. Levando em conta que o Universo está sempre em mutação, devemos sempre movimentarmos no caminho do aprendizado. Assim, pouco a pouco se completa um cenário real de aprendizado.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o video, o que podemos tirar de lição do mesmo?

    ResponderExcluir
  5. Aprender é algo constante, que depende do interesse de quem quer aprender e da motivação vinda daquele que ensina. Já disse o poeta francês Voltaire: " Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar." Eu tive uma professora na faculdade que sempre dizia que ninguém é ótimo em tudo e eu acrescentaria que é preciso reconhecer essa verdade.

    ResponderExcluir
  6. Vivemos hoje em um mundo que nos faz cada vez mais aprendizes, pois, necessitamos aprender novos conceitos e situações globalizadas que a sociedade moderna nos impõe.
    Para nós docentes devemos sempre aprender a aprender para que possamos ensinar aos nossos alunos como a sociedade globalizada busca os profissionais do amanhã.

    ResponderExcluir
  7. Aprender demanda de uma série de novas competências, entre elas o saber ouvir, saber dialogar, observar, ler, saber silenciar e principalmente saber aprender fazendo. O profissional que aprende a aprender, é aquele capaz de se auto-desenvolver, aprender com os outros, multiplicar informações, cooperar.

    ResponderExcluir
  8. O video é fantastico, o Senac é uma familia e nos somos parte dela. Quando trabalhamos com amor e dedicação fazemos do nosso trabalho uma festa , onde podemos desfrutar do saber e da comprenssão dos nossos colegas. Que todos sejam bem vindos nessa festa trazendo um pouquinho de si e levando um pouco de todos.

    O saber nos leva a exercer a nossa Cidadania com mais dignidade, nos leva a plenitude da nossa essencia. Nunca é tarde para aprender, mas o mais importante é que possamos desenvolver outras pessoas com a nossa aprendizagem , com o nosso saber.

    ResponderExcluir
  9. Aprender a aprender é estar sempre inovando, fazendo o mesmo de forma diferente, se envolver, participar ativamente do assunto e estar sempre aberto à novas informações.

    ResponderExcluir
  10. A educação não deve ser analisada à parte da sociedade, pois integra a profundidade do ser humano que vive em um mundo globalizado.

    Cito Rubem Alves:


    "Há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas"
    Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-las para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são os pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros.O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.(Rubem Alves)

    ResponderExcluir
  11. Nossa vida é um eterno aprendizado, de quando nascemos até quando morremos, pra aprendermos precisamos ensinar e aprender com amor e com a alma. Se nao tiver sentimento nao havera aprendizado.

    ResponderExcluir
  12. Aprender é algo mágico, e para isso devemos estar aberto a novos desafios, pois temos o péssimo hábito de selecionar o que queremos aprender...

    ResponderExcluir
  13. Gostei do vídeo da Priscila.
    É um vídeo que nos ensina que devemos sempre iniciar um aprendizado pelas coisas mais simples que muitas vezes tratamos como insignificante.
    Devemos ser humildes para entender que muitos ensinamentos estão nas coisas mais simples e aparentemente inúteis.

    ResponderExcluir
  14. Acho relevante complementar estes comentários com uma certa questão: a da escolha, direcionamento e logo, potencialização dos aprendizados. Creio que para uma assertiva assimilação do conhecimento, deveríamos nos deixar guiar pelas nossas vontades, pois só assim teremos mais olhos, mais abrangência e maior ramificação nas compreensões. Professores são ferramentas essenciais nesta mediação do despertar para o idiossincrático viver, embasado em desejos e objetivos particulares; pois, o percurso na caminhada da vida só pode ser percorrido por aquele que nele caminha. Portanto, não esqueçamos nunca o "eu"...

    ResponderExcluir
  15. Muito legal o vídeo que a Priscila indicou, mostra a verdadeira essência da palavra aprender.
    Nos leva a pensar que na vida temos que ter persistência, paciencia e principalmente coração para que o que desejamos dê certo.

    ResponderExcluir
  16. O vídeo indicado pela Priscila é fantástico!Mostra claramente que ninguém aprende sozinho...E para chegar ao que queremos temos que começar da maneira mais simples, sempre aceitando os erros e corrigindo-os até conseguir acertar e chegar ao nível esperado.E o mais importante: a confiança naquele que ensina! Como é grande a responsabilidade do educador!

    ResponderExcluir
  17. O vídeo da Priscila mostra que devemos primeiramente ser curiosos, querer de coração e usar todo pensamento positivo que há dentro de nós para criar com o que se aprendeu coisas belas.

    ResponderExcluir
  18. Nossa quanta gente, que legal.
    Parabéns Roberto pelos ensinamentos.
    Vamos fazer deste espaço uma ferramenta para nos auxiliar em nosso desenvolvimento.
    Completando toda terça-feira teremos uma nova postagem e assim vamos discutindo temas sobre Educação.
    Sejam realmente bem vindos e mão a obras.

    ResponderExcluir